Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Como estudar em casa no período da quarentena?

Artigo

Como estudar em casa no período da quarentena?

A pandemia de Covid-19 tem gerado diversas mudanças na vida das pessoas. Uma das principais medidas para evitar o contágio é o distanciamento social. Para isso, faculdades, escolas e todo o comércio não essencial foram fechados. Muitos estão tendo aulas a distância e, nesse cenário, é fundamental aprender como estudar em casa.

O período é propício para se cuidar, manter uma boa rotina, estudar e não ficar só pensando no progresso da doença. Isso também é muito importante para que a situação não cause ansiedade, estresse e prejudique a produtividade.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como estudar em casa de forma organizada e eficiente, sem deixar a matéria acumular.

Elabore um cronograma

O primeiro passo para estudar em casa é se planejar e criar uma rotina próxima à que você costumava ter antes da quarentena. Dessa forma, é mais fácil manter os horários de estudo sem procrastinar, evitando que a matéria acumule.

Confira o passo a passo para elaborar um bom plano de estudos.

Estabeleça objetivos

Comece anotando seus objetivos de estudo de forma clara. Eles são importantes para manter a motivação, pois ajudam a visualizar o seu progresso. Para isso, eles devem ser realistas e ter prazos bem definidos.

Não adianta tentar estudar toda a matéria em um dia. O ideal é definir pequenas metas diárias, de forma que você possa cumpri-las sem desmotivar.

Seja realista

Você deve ser capaz de cumprir o seu plano de estudos. Colocar metas inalcançáveis pode fazer você se esgotar ou até mesmo desistir de estudar. Respeite seus limites físicos e psicológicos, definindo um cronograma eficiente que se adapte às suas necessidades.

Defina os horários de estudo

Se você costumava estudar na parte da manhã, tente manter esse horário. Defina, também, um momento para parar de estudar. Lembre-se de que você tem outras tarefas importantes durante o dia, como arrumar a casa ou fazer uma atividade física.

Faça pausas

Fazer pequenas pausas durante o estudo é fundamental para o aprendizado. Aproveite esse momento para relaxar, conferir as redes sociais, ir ao banheiro, fazer um lanche ou se manter atualizado sobre as notícias.

Defina as prioridades de estudo

Organização exige estratégia. Mais do que uma boa distribuição das horas de estudo, é importante definir prioridades, de forma que você dedique mais tempo às matérias mais difíceis ou faça primeiro as atividades mais urgentes.

Uma boa dica é aplicar a análise SWOT nos seus estudos. Ou seja, utilizar uma ferramenta de gestão estratégica muito útil em planejamentos. A análise consiste em identificar seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do momento. Quando você tem essa noção, consegue determinar com mais eficiência as prioridades nos estudos.

Entenda como cada letra funciona e pode ser colocada em prática:

  • S (strengths, ou forças): são seus pontos fortes, como as disciplinas que você tem mais facilidade ou prazer em estudar;
  • W (weaknesses, ou fraquezas): são as suas fraquezas pessoais, como os conteúdos que você tem mais dificuldade e precisam de maior atenção;
  • O (opportunities, ou oportunidades): são as oportunidades do estudo em casa, como não precisar gastar tempo no transporte;
  • T (threats, ou ameaças): são as ameaças que devem ser afastadas, como a vontade de ficar na cama por mais alguns minutos.

Evite distrações

É muito mais fácil ter distrações em casa, com a família toda em quarentena. Por isso, o ideal é aproveitar a tecnologia para manter o foco. Conheça algumas ferramentas e aplicativos que você pode usar para aumentar a produtividade em casa.

StayFocusd

Você costuma perder horas navegando em sites e esquece de estudar? O StayFocusd é uma extensão desenvolvida para pessoas que precisam aumentar a concentração e a produtividade. A ferramenta permite restringir o tempo que você passa em sites que considera como perda de tempo.

Para isso, basta definir o tempo máximo em cada página. Após esse período, a extensão bloqueia o site e ele fica inacessível pelo resto do dia.

Trello

Com o Trello, você poderá fazer a sua gestão de tarefas para aumentar a produtividade. A ferramenta permite criar vários quadros e adicionar atividades. Depois, elas podem ser marcadas como pendentes, em andamento e finalizadas.

Forest

Essa dica é para evitar que o smartphone atrapalhe a sua rotina de estudos. O objetivo do Forest é incentivar o foco. Para isso, basta criar uma árvore virtual sempre que precisar de concentração, definindo por quanto tempo ela deve crescer.

Se você mexer no celular nesse período, a sua árvore morre. O ideal é conseguir terminar o dia com uma floresta, o que significa que você conseguiu manter o foco nas suas tarefas.

Diversifique os métodos de aprendizagem

Algumas pessoas aprendem melhor quando leem, outras quando copiam a matéria. Para aprender de verdade, é importante testar diferentes técnicas de estudo e descobrir qual é a melhor para você. Conheça algumas opções para assimilar o conteúdo.

Mapas mentais

Mapas mentais ajudam a representar ideias e assuntos a partir de um conceito central. Eles facilitam a compreensão e a memorização, aumentando o aprendizado. A representação pode ser simples ou detalhada, incluindo desenhos, cores, setas e outros elementos gráficos para facilitar a visualização.

Com essa ferramenta é possível simplificar, reduzir e selecionar as informações mais relevantes. Com isso, o cérebro faz associações mais rápidas e eficientes.

Técnicas mnemônicas

São úteis para a retenção e recordação de informações. As técnicas mnemônicas aceleram a forma como guardamos a matéria em nosso cérebro. Uma dica é usar palavras-chave para criar imagens visuais — basta dar um significado ao conceito que associe os assuntos.

Curva do esquecimento

Quando começamos a estudar determinado assunto, o cérebro consegue reter toda a informação útil. Porém, com o passar do tempo, o conhecimento que foi adquirido tende a ser esquecido. Quanto mais tempo passa, menor é a capacidade de retenção da memória.

Para aplicar esse método, basta revisar, no dia seguinte, a matéria estudada. Faça isso por cerca de 20 minutos. Depois de uma semana, revise novamente por um tempo menor. No mês seguinte, você deve fazer uma nova revisão, por cerca de 10 minutos. Isso ajuda a reter o assunto na memória por mais tempo.

Agora que você sabe como estudar em casa no período da quarentena, precisa se manter em segurança e bem-informado. Respeite os comunicados oficiais de autoridades nacionais e internacionais e cuide das pessoas mais vulneráveis que convivem com você. Com a colaboração de todos, vamos sair dessa mais rápido!

Gostou das dicas? Então, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.