Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
Artigo

7 dicas de como crescer na empresa e alavancar sua carreira

Artigo

7 dicas de como crescer na empresa e alavancar sua carreira

Todos os profissionais desejam uma carreira de sucesso, que seja acompanhada de boas oportunidades de emprego. Saber como crescer na empresa é fundamental para que a pessoa se prepare para alcançar seus sonhos e tome as decisões corretas para que isso seja possível.

Para atingir o crescimento, é essencial adotar estratégias que ajudam a acelerar esse processo e, além de beneficiarem o momento, podem influenciar toda a sua carreira. Além do bom desempenho em suas atividades diárias, vale a pena investir em sua profissionalização, estando sempre atualizado sobre as novidades do mercado.

Neste artigo, vamos oferecer 7 dicas de como crescer na empresa e potencializar sua carreira. Confira nossas sugestões!

1. Defina metas pessoais

O primeiro passo para crescer na carreira é definir metas pessoais; afinal, é muito difícil chegar a algum lugar se você não sabe onde ele fica. É nesse momento que será feita a análise de onde você quer chegar, como um cargo de liderança, um trabalho mais flexível ou uma atividade específica dentro da sua profissão.

A definição das metas é importante para que você saiba direcionar esforços para alcançá-las. Se o objetivo é trabalhar em um cargo de gestão, por exemplo, é necessário buscar a formação e o conhecimento que serão úteis para essa posição. Sendo assim, objetivos definidos ajudarão no processo de tomada de decisões para sua carreira.

2. Aprenda a trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso das empresas, pois é a base da maioria dos projetos que são executados. Portanto, é muito importante saber como trabalhar com outros profissionais, tendo habilidade para ouvir a opinião alheia, comunicar-se com inteligência e ser produtivo em grupo.

As empresas precisam de profissionais com bom relacionamento interpessoal para que os projetos avancem com eficiência e agilidade. Sendo assim, aprenda a colaborar com todos os seus colegas, sendo eles superiores ou não, o que demonstra capacidade de trabalhar em equipe e atingir bons resultados.

3. Adote uma postura flexível

Outra dica interessante é adotar uma postura flexível em relação ao trabalho que você desempenha. Isso porque, durante a trajetória na empresa, é possível que você tenha que desempenhar algumas atividades que não são da sua alçada, às vezes de forma temporária ou até por tempo indeterminado.

Demonstrar disposição e flexibilidade para ajudar nessas funções faz diferença na forma como você é visto pela organização. Essa postura demonstra:

  • interesse em contribuir com o time;
  • desejo de manter um bom clima organizacional;
  • apoio à companhia.

Essa é uma forma simples de se destacar e ser reconhecido pela empresa.

4. Faça networking

O networking é importante em diversos contextos profissionais, não somente para encontrar uma nova oportunidade de emprego. Mesmo dentro da empresa, é preciso ter habilidade para conhecer bons profissionais da sua área e aprender sobre novidades do mercado, aumentando seu conhecimento.

Procure comparecer a eventos do setor, pois eles ajudam a conhecer as atualidades do mercado e ainda permitem o encontro com outros profissionais.

Além disso, é importante conhecer quem trabalha na empresa, como profissionais de outras áreas. Ser uma pessoa conhecida por todos os setores e com bons relacionamentos ajuda o profissional a crescer dentro da organização. Desse modo, quando surgir uma oportunidade em outra função, vários colegas poderão apoiar ou indicar o seu nome.

5. Faça uma segunda graduação

Muitas pessoas acreditam que, depois de formados, já têm o conhecimento necessário para uma carreira de sucesso. Isso pode acontecer, mas é interessante buscar mais conhecimento para crescer. Uma segunda graduação não serve apenas para quem está querendo mudar de profissão, mas também ajuda a reposicionar um profissional dentro da empresa.

Realizar um segundo curso pode ser extremamente proveitoso para quem deseja crescer onde trabalha, principalmente quando ele tem relação com suas atividades atuais, como é o caso da Administração e Ciências Contábeis.

Isso acontece porque, além de duplicar suas possibilidades de atuação, você pode adquirir um conhecimento extra que o ajudará a conquistar cargos estratégicos ou quem sabe assumir a gestão de um departamento.

6. Aposte em uma pós-graduação

Outra atitude interessante é apostar em uma pós-graduação para melhorar sua qualificação profissional. Você pode escolher uma especialização ou um MBA, sendo que as duas opções preparam os estudantes para atuar no mercado. Uma boa alternativa é escolher algo na área de gestão, pois é uma forma de ter a formação correta para alcançar cargos de liderança.

São vantagens da pós-graduação:

  • aprofundar o nível de conhecimento;
  • atualizar sobre antigas metodologias de trabalho;
  • tornar o profissional expert em nichos de atuação;
  • contribuir para o aprimoramento de habilidades que fazem a diferença no ambiente corporativo.

Portanto, vale a pena dedicar um tempo para desenvolver essas competências relevantes para seu sucesso.

7. Invista na sua capacitação

A capacitação não envolve apenas uma segunda graduação ou pós, mas diversos cursos que podem ser úteis para a carreira. Sempre que possível, invista em cursos e participe de seminários e eventos que tenham relação com a sua área de trabalho. Esse investimento é essencial para quem deseja crescer e se manter em posição de destaque.

Você pode optar por cursos que ensinam algo específico da sua profissão, aprendendo a utilizar uma ferramenta ou determinada teoria da área. Além disso, é possível realizar treinamentos que desenvolvem aspectos mais gerais, como aprender uma nova língua, um curso de oratória ou qualquer outra habilidade que possa ser útil em qualquer função profissional.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como crescer na empresa e alavancar sua carreira. Muitas pessoas cometem erros que atrapalham o crescimento profissional, como acreditarem que não precisam mais estudar ou que as oportunidades aparecerão sem o esforço pessoal. É fundamental evitar essas posturas, estando sempre disposto a evoluir e se atualizar, buscando alcançar seus desejos profissionais.

Gostou das sugestões sobre o assunto? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog e confira 7 motivos pelos quais você deveria fazer uma pós em gestão!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.