Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Confira aqui 7 dicas de como aproveitar um curso online!

Artigo

Confira aqui 7 dicas de como aproveitar um curso online!

A tecnologia é algo que veio para ficar. Por conta disso, precisamos aprender a utilizá-la com a devida sabedoria para que, assim, possamos melhorar o nosso desempenho nos mais diversos âmbitos das nossas vidas. Um dos setores mais beneficiados pela revolução tecnológica é a educação, por isso listamos informações sobre como aproveitar um curso online!

Os cursos online são uma estratégia muito interessante, que possibilita a qualificação a distância de pessoas que não dispõem do tempo necessário para comparecer presencialmente em uma sala de aula. Apesar de ter suas desvantagens, como tudo na vida, esses cursos oferecem muito mais benefícios, como a possibilidade de aprender no seu próprio ritmo, a redução de estresse com o deslocamento etc.

Para saber como aproveitar um curso online, é preciso entender que estudar sozinho é algo que requer muita disciplina para que realmente dê certo. A seguir, listamos boas dicas para que você possa se organizar melhor e aproveitar realmente essa grande oportunidade de qualificação!

1. Organize a sua rotina

A primeira dica que podemos dar para quem deseja ter um bom desempenho nos estudos online é organizar a rotina com muito cuidado. Esse tipo de curso requer uma disciplina acima do normal para que possamos evitar problemas sérios como a procrastinação, que pode ser muito negativa para os seus resultados.

A organização da rotina precisa levar em conta. Fatores como as horas de dormir, acordar e de fazer as refeições, por exemplo, são essenciais para manter tudo funcionando. Priorizar uma alimentação saudável e bem equilibrada também é fundamental para que você se dê bem nos estudos. Por isso, planeje também o seu cardápio para a semana e se programe para evitar o desperdício de tempo.

2. Faça um bom cronograma de estudos

O segundo passo é caprichar na criação de um cronograma de estudos, que vai facilitar a sua vida e evitar a dispersão. Esse ponto específico consiste em separar todas as disciplinas que você precisa estudar ao longo do semestre e distribuí-las nos dias da semana.

Lembre-se sempre de priorizar o estudo daquelas matérias nas quais você apresenta mais dificuldade de aprendizado. Além disso, separe um dia para revisões e nunca deixe a resolução de questões de fora do seu cronograma, já que esse é um passo fundamental para a fixação do conteúdo.

3. Passe a se conhecer melhor

O autoconhecimento é algo essencial para quem pretende se dar bem nos estudos, sejam eles online ou presenciais. Quando falamos de cursos pela internet, esse tipo de artifício pode oferecer ainda mais benefícios ao estudante, ajudando-o a se programar melhor e a conhecer seus pontos fracos e fortes.

Uma boa dica é perceber o que funciona melhor para você. Algumas pessoas se dão bem estudando durante a manhã, enquanto outras preferem o período noturno. Outras conseguem estudar ouvindo música, e há aquelas que se beneficiam do uso do white noise nos fones de ouvido. Conheça o seu estilo de aprendizagem e saiba o que funciona melhor para você!

4. Gerencie o seu tempo com sabedoria

Essa é uma dica que pode ser vista como uma expansão de todas as anteriores. A arte de gerenciar o tempo é algo que vem com a experiência, baseada no autoconhecimento e na capacidade de criar bons cronogramas e ter uma boa organização.

Uma maneira de fazer esse gerenciamento é, por exemplo, utilizar aplicativos específicos para tal ou até mesmo a boa e velha agenda de papel, que nunca nos deixa na mão. De qualquer modo, tenha um controle do que você está fazendo e quanto tempo está direcionado a cada uma dessas atividades para que, assim, você possa priorizar o que realmente importa.

5. Tire um período para o lazer

Um dos erros mais comumente cometidos por quem estuda é negligenciar o momento do lazer. Achar que estamos perdendo tempo ou que poderíamos estar estudando em vez de relaxar é um dos principais problemas dos estudantes e que pode ser muito prejudicial.

Sempre tire um tempo para fazer algo que você gosta, independentemente do que seja: ir ao cinema, passear pelo parque, ler um livro, assistir televisão ou simplesmente dormir um pouquinho a mais. Dê valor a essas pequenas coisas e, se possível, compartilhe esses momentos com pessoas que você gosta. Esse tipo de descanso para o cérebro fará com que o seu desempenho seja muito melhor!

6. Utilize estratégias variadas

Muitas vezes, se estudamos sempre do mesmo jeito, nosso cérebro pode se cansar e buscar distrações automaticamente. Esse é o modo como funcionamos, e o ideal é encontrarmos maneiras para burlar essa tendência natural de perder o foco.

Uma boa dica, por exemplo, é utilizar a técnica Pomodoro (seria excessivo um hiperlink?), que consiste em períodos de estudo alternados com pequenas pausas para descansar. A ideia é que isso mantenha o cérebro “acordado” e focado no conteúdo, sem que fiquemos olhando para a tela e divagando enquanto deveríamos estudar.

7. Mantenha o celular desligado

Por fim, utilizar a tecnologia é algo muito vantajoso e que tem se mostrado extremamente importante para a educação nas últimas décadas. No entanto, é preciso usá-la com sabedoria e não cair em suas inúmeras armadilhas.

Que tal desligar o seu celular durante os estudos? Caso isso não seja possível — no caso de você utilizar aplicativos para auxiliar nas tarefas, como os da técnica Pomodoro —, utilize algum app que bloqueie temporariamente as suas redes sociais e os programas de mensagens instantâneas. Isso fará com que você foque muito mais nos seus estudos e obtenha melhores resultados.

Saber como aproveitar um curso online não é assim tão difícil. Esse tipo de estratégia educacional é uma excelente forma de se manter atualizado mesmo em meio à rotina atarefada e caótica em que vivemos. Sendo assim, leve esse tipo de ensino em consideração e aproveite essa grande oportunidade!

Para estar sempre por dentro de outras dicas como essas, basta assinar a newsletter no nosso site (seria adequado ter aqui o endereço para assinatura?)! Com isso, você vai começar a receber avisos periódicos sobre as nossas postagens e ampliar os seus conhecimentos sobre temas como educação, profissionalização e qualificação. Até a próxima!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.