Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Como abrir seu próprio negócio: entenda qual faculdade fazer

Artigo

Como abrir seu próprio negócio: entenda qual faculdade fazer

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre empreendedorismo. Diante das mudanças no cenário econômico do país e dos desafios motivados pelo alto índice de desemprego, abrir o próprio negócio tornou-se uma opção vantajosa para muitos profissionais que desejam o sucesso no mercado.

De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 52 milhões de brasileiros estão envolvidos com alguma atividade empreendedora — número que só tende a crescer, uma vez que esses novos negócios estão se estabelecendo cada vez mais.

Sob outra perspectiva, uma pesquisa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) apontou um denominador comum entre a parcela jovem da população que gerencia empreendimentos por sua conta: 73% já concluíram o Ensino Superior.

Quer saber como abrir seu próprio negócio e entender a importância do suporte estratégico de uma faculdade nesse trabalho? Confira as dicas que preparamos neste artigo!

O que se aprende em uma faculdade?

A experiência acadêmica traz consigo um leque de oportunidades. A mais evidente dentre elas é a questão do enriquecimento do currículo, uma comprovação para o mercado de que o profissional está apto a lidar com desafios.

Na jornada pela criação de um negócio próprio, a formação no Ensino Superior oferece benefícios importantes. É sobre eles que vamos falar a seguir.

Conhecimento de mercado

Durante a graduação, não é apenas com a teoria que o estudante tem contato. Por meio de atividades complementares, eventos de profissões e estudos de campo, ele vivencia na prática o que aprendeu dentro de sala de aula, potencializando suas competências adquiridas.

Estar preparado para os desafios da área antes mesmo de começar um empreendimento confere ao profissional maior confiança para dar os próximos passos. Vale lembrar que, para se arriscar com um novo negócio, o conhecimento de mercado é imprescindível, levando à conquista do sucesso. Assim, não há riscos de contar somente com a sorte.

Liderança

Durante os trabalhos e avaliações propostos pela faculdade, o estudante precisa aprender a tomar decisões rápidas, eficientes e que o conduzam à direção ideal. Os reflexos disso virão mais adiante, quando ele tiver em mãos a responsabilidade de um empreendimento.

Somando essa prática aos exercícios em grupo, será possível adquirir habilidades de liderança fundamentais para o futuro. Afinal, uma empresa, por menor que seja, precisa de um líder estratégico e que saiba coordenar todos os recursos e colaboradores em prol do sucesso.

Gestão de crises

Por mais que os empresários não gostem de pensar nas crises, isso não impede que elas aconteçam. Ainda que a liderança seja atenta e competente, há fatores externos capazes de impactar negativamente o negócio — da mesma forma que acontece durante a graduação, quando um integrante decisivo para a apresentação do trabalho falta à aula, por exemplo.

Nesses microgerenciamentos, o estudante exercita a calma e o foco para lidar com as adversidades, propondo soluções viáveis e que funcionem para todos. Assim, quando estiver à frente de um negócio, com problemas de maior proporção, ele terá jogo de cintura para contornar a crise.

Quais são os cursos mais indicados para empreendedores?

Já se convenceu de que a faculdade é essencial para o futuro do seu negócio, certo? Agora, vamos ver os cursos que fornecem a base que você precisa para ser um empreendedor de sucesso!

Administração

O administrador é formado para lidar com cada aspecto de um negócio, desde a sua criação até o estabelecimento no mercado de trabalho. O estudante aprende a se comunicar com eficiência, antecipar-se aos problemas e organizar toda a documentação necessária para que o empreendimento funcione.

Mais do que nunca, o profissional da Administração deve contribuir para o crescimento saudável da empresa, transitando entre funções para garantir o alinhamento de objetivos e uma atuação estratégica.

Muitos profissionais pensam que a Administração é a única carreira possível para quem almeja abrir o próprio negócio. Porém, com o constante surgimento de demandas dos clientes e as mudanças nos hábitos de consumo, foram criadas outras oportunidades, como veremos a seguir.

Marketing

Para que um negócio seja reconhecido pelos serviços prestados ou produtos comercializados, o público precisa entender o que o diferencia dos concorrentes. Além disso, compreender o que faz um consumidor transitar pela jornada de compra contribui para a potencialização das estratégias.

A melhor forma de fazer isso é por meio de uma boa campanha de Marketing — e o empreendedor com formação nessa área já tem capacidade de sobra para trabalhar. O curso dá uma base de Administração, além de desenvolver o profissional para analisar e antecipar as tendências do mercado focando as vendas e a experiência dos clientes.

Comércio Exterior

Trabalhar com o mercado exterior é uma atividade que envolve diversos riscos. E é por essa razão que a graduação nessa área tem importância. O profissional formado no curso pode gerenciar negócios voltados para importação, exportação, transações cambiais, entre outras especialidades.

O estudante vai aprender bastante sobre o comércio das nações e como abrir portas para que uma empresa tenha êxito em sua atuação internacional. Ademais, desenvolve competências como persuasão e pensamento estratégico, que vão ajudar nas negociações no futuro.

Processos Gerenciais

Vimos que o líder preparado é a peça-chave do sucesso do negócio — e esse curso proporciona uma visão gerencial sobre a organização. As disciplinas abordam temas como: os processos mercadológicos, o empreendedorismo e o potencial crítico que envolve as transações comerciais.

Não só para a própria empresa, o profissional formado em Processos Gerenciais tem de tudo para ser um ótimo consultor em diversos tipos de companhias, sejam da indústria, sejam de comércio ou serviços. Saber como motivar equipes, trabalhar com a inovação nos processos internos e planejar estrategicamente as ações estão entre as habilidades adquiridas durante a graduação.

São muitas as opções para quem deseja saber como abrir seu próprio negócio. Para se desenvolver de maneira eficiente e certeira, conte com a ajuda de uma instituição de ensino de excelência, que abra as portas para um futuro de conquistas e proporcione as ferramentas necessárias para a melhor formação. É o caso da Faculdade Arnaldo, que publica um blog cheio de artigos especializados sobre orientação profissional.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de carreira e aprender dicas para conquistar êxito no mercado de trabalho? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos diretamente em seu e-mail!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.