Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Descubra como a clínica-escola pode ajudar no treinamento profissional

Artigo

Descubra como a clínica-escola pode ajudar no treinamento profissional

Os anos de graduação devem oferecer um desenvolvimento completo aos alunos, pois é durante esse tempo que eles adquirem o conhecimento teórico, técnico e prático. A clínica-escola é determinante nesse processo, contribuindo no treinamento profissional dos estudantes.

Esse ambiente proporciona a prática de atividades que fazem parte da rotina de suas profissões, colaborando para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias. Desse modo, torna-se fundamental para uma preparação adequada, garantindo boas oportunidades profissionais aos alunos.

Neste artigo, vamos entender o que é uma clínica-escola e os benefícios que ela oferece para o treinamento profissional. Continue a leitura!

O que é uma clínica-escola?

A clínica-escola é um centro que fornece serviços de saúde para a população de forma gratuita ou com preços acessíveis. Esse é um ambiente ligado a alguma instituição de ensino, visando a dar mais espaço para os estudantes aplicarem os conhecimentos obtidos nos cursos.

As instituições de ensino superior devem proporcionar a estrutura para que os alunos se desenvolvam de maneira completa. Desse modo, os conhecimentos teóricos e práticos devem ser trabalhados, com o objetivo de promover uma formação de qualidade e preparar os estudantes para a atuação no mercado de trabalho.

A maioria dos cursos da área de saúde oferecem disciplinas práticas e exigem que os alunos tenham experiências de estágio. Esses momentos dão oportunidade para eles conhecerem a rotina de suas profissões. As clínicas-escolas se fazem necessárias nos cursos de Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, entre outros.

Entenda o funcionamento

Os atendimentos realizados nesses espaços são feitos por alunos dos últimos semestres dos cursos e que se destacam, muitas vezes precisando passar por um processo seletivo para atuar. Todos os procedimentos são supervisionados por professores e tutores, com experiência na área e vivência de mercado.

Desse modo, os atendimentos e procedimentos costumam não ter alta complexidade, pois os estudantes ainda estão em processo de desenvolvimento. Ainda assim, a estrutura e os equipamentos da clínica-escola devem assegurar a segurança do aluno e do paciente, possibilitando o diagnóstico precoce, a prevenção de possíveis doenças e alguns tratamentos.

Quais são os benefícios que ela oferece?

A clínica-escola oferece benefícios importantes para o desenvolvimento dos alunos. Vamos conhecer alguns deles a seguir?

Treinamento profissional

As profissões da área de saúde exigem habilidades e competências práticas, que pedem experiência para a realização de determinados procedimentos e tratamentos. A clínica-escola tem o objetivo de fornecer treinamento profissional aos estudantes durante a graduação.

As atividades oferecidas nesse espaço possibilitam aos alunos entrarem em contato com várias atividades que serão parte da rotina profissional no futuro. Desse modo, eles se preparam para as oportunidades de emprego que surgirão após a formação.

Maior aptidão para o mercado

O mercado de trabalho é bastante competitivo, portanto, só há espaço para os melhores profissionais. A formação nesse caso é de extrema importância, porém muitas empresas preferem contratar pessoas que também tenham experiência profissional na área, mesmo sendo em estágios ou clínicas.

Desse modo, a participação em uma clínica-escola posiciona o estudante de maneira destacada para o mercado. Ele demonstrará que tem capacidade de atuar em diferentes processos da sua profissão, além de comprovar a experiência na realização desses procedimentos.

Facilidade na escolha da área de atuação

Dentro de uma profissão existem diversas áreas de atuação, sendo que escolher uma delas não é uma tarefa muito simples, ainda mais quando a pessoa não tem experiência prática. Por isso, a clínica dá a oportunidade para o aluno fazer diferentes tipos de atendimento, trabalhando com públicos diversificados e em funções distintas.

Ao passar por essas experiências, ele tem uma ideia de como é atuar em cada área da profissão, facilitando a sua decisão para o futuro. Durante esse período, é possível descobrir os pontos fortes e fracos, além de entender quais práticas trazem realização e são adequadas de acordo com o perfil profissional da pessoa.

Apoio para estágios

Os estágios são parte importante da graduação, pois trazem experiência profissional aos alunos. Nem sempre os estudantes conseguem oportunidades em hospitais, clínicas ou outros locais relacionados às suas profissões, pois a competitividade por essas vagas é grande.

Desse modo, as clínicas-escolas são uma oportunidade interna de estágio porque estão vinculadas à instituição de ensino. Portanto, esse espaço permite que todos os estudantes tenham a possibilidade de estagiar e adquirir a prática necessária para a formação.

Atendimento à comunidade

Um dos princípios da clínica-escola é oferecer o atendimento à comunidade, muitas vezes de graça ou por preços simbólicos. Esse contato é fundamental para os estudantes aprenderem a lidar com seus pacientes, possibilitando que características importantes sejam desenvolvidas, como empatia, comunicação e relacionamento.

O objetivo durante essas atividades é que o aluno aprenda a fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento dos pacientes, aliviando seus problemas. Por meio do apoio de professores e tutores, os estudantes aprendem como agir nesses momentos, levando boas práticas profissionais e pessoais para o futuro.

Alinhamento dos conhecimentos teóricos e práticos

O conhecimento teórico é fundamental na área da saúde, afinal, permite aos profissionais saber como agir nos diferentes casos que fazem parte da rotina. Entretanto, ele por si só não é suficiente para que o estudante esteja apto a atuar na área, é preciso aliar teoria e prática.

Durante as atividades da clínica, os estudantes conseguem aplicar os conhecimentos teóricos, tendo um domínio completo sobre a área de atuação. Com isso, eles estarão mais preparados para a realidade da profissão, podendo resolver os problemas e desafios que surgirem.

Neste artigo, mostramos o que é a clínica-escola e como ela pode ajudar no treinamento profissional dos alunos. Inclusive, esse é um fator primordial no momento de escolher um curso de graduação na área da saúde, pois a prática é fundamental para o sucesso nesse segmento.

A Faculdade Arnaldo oferece a infraestrutura ideal para quem deseja obter uma formação de qualidade nessas áreas, além de profissionais capacitados e com experiência de mercado que orientam a atuação nesses espaços. Nossos alunos de Psicologia e Odontologia, por exemplo, oferecem assistência à comunidade, sendo supervisionados por professores.

Gostou de aprender mais sobre este assunto? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossos cursos e clínicas-escolas que contribuem para uma formação de excelência!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.