Exercer uma carreira em home office tem sido uma opção para muitas pessoas que buscam ter mais flexibilidade e autonomia no trabalho. A tendência chegou para ficar e diversas profissões, atualmente, podem ser desenvolvidas no conforto de casa.

Inúmeras áreas do mercado já se adequaram à nova forma de prestar serviços e permitem que os profissionais executem tarefas remotamente. Para ter sucesso na modalidade, no entanto, é preciso ter dedicação e uma dose extra de responsabilidade para apresentar bons resultados aos contratantes.

Continue a leitura a seguir e conheça 7 opções interessantes de carreira em home office. Confira!

1. Analista de dados

O analista de dados é o profissional responsável por coletar, analisar e prover interpretações das informações e dos dados coletados. A profissão existe nos mais diferentes tipos de negócios, pois auxilia na tomada de decisão, no aumento dos lucros e no aperfeiçoamento das campanhas de marketing e vendas das empresas.

Para seguir na carreira, o indivíduo deve realizar um curso ligado à área de tecnologia, como Ciência da Computação, Análise de Sistemas e Sistemas de Informação. Isso porque, para exercer um cargo como o de analista de dados, é fundamental contar com alguns conhecimentos específicos de programação e de banco de dados.

Assim, caso você tenha disponibilidade e gosto pela tecnologia, saiba que a profissão é bastante promissora e tem oferecido inúmeras vagas no mercado de trabalho. Todo negócio que gera dados, hoje, vai precisar de profissionais capacitados para tomar decisões mais alinhadas com os objetivos da organização.

2. Advogado

Atualmente, com algumas ferramentas e com conexão com a internet, é possível exercer atividades remotas como advogado da mesma maneira como o realizado presencialmente. A prática oferece a possibilidade de ter uma rotina mais flexível, sem que a atuação perca em quesito de qualidade e de bom atendimento.

Os advogados podem prestar serviços tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, por isso, o campo de trabalho tende a ser diversificado e repleto de oportunidades de empregabilidade. O profissional ainda pode optar por uma área de especialização para se tornar diferenciado e valorizado entre os clientes.

Mesmo que atue em home office, é importante que o advogado esteja em constante comunicação com a equipe e com os seus clientes para se manter informado e alinhado com as demandas. É interessante também reservar um espaço específico em casa apenas para o trabalho, com todos os materiais e ferramentas à sua disposição, pois, assim, haverá mais chances de aumentar a produtividade e de ter um bom desempenho.

3. Contador

O contador é um profissional que lida com todo o processo orçamentário e patrimonial, especialmente das empresas. Existe uma grande parcela de contadores que prezam pelas relações pessoais e presenciais no ambiente de trabalho, tendo em vista que diversos procedimentos padrões e que a manutenção de tarefas exigem presença física.

No entanto, com ferramentas de acompanhamento e de gestão de negócios, é totalmente possível ter acesso às funcionalidades da rotina contábil atualmente. Contando apenas com um dispositivo tecnológico e com acesso à internet, o profissional pode manipular dados, realizar trabalhos e entregar resultados satisfatórios para os seus clientes.

A contabilidade online é, portanto, uma excelente opção para quem deseja obter crescimento na carreira. Em geral, os profissionais podem atuar de forma autônoma ou em plataformas especializadas que demandam esse tipo de serviço. Além disso, fica muito mais simples conquistar novos clientes e prestar serviços com a mesma qualidade que as atividades presenciais.

4. Psicólogo

O psicólogo busca compreender os comportamentos e as funções mentais dos seres humanos. Com isso, ele atua principalmente no tratamento e na prevenção de doenças mentais, a fim de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

A carreira pode ser exercida remotamente e a atuação online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Hoje, já existem plataformas de atendimento psicológico que demandam profissionais qualificados para prestar serviços clínicos.

Muitas empresas também têm contratado psicólogos para compor as suas equipes de trabalho, uma vez que eles podem oferecer atendimento para os colaboradores e traçar perfis compatíveis com os valores da organização. Como a carreira não exige ferramentas operacionais para a realização das atividades, as sessões de terapia são bastante viáveis no formato virtual.

5. Professor

A docência é uma profissão dinâmica que requer responsabilidade, conhecimento e constante atualização do profissional. Com o crescimento dos cursos a distância, os professores tiveram que reinventar os métodos e criar abordagens para que o processo de ensino e de aprendizagem não fosse prejudicado.

Como eles geralmente gravam aulas com frequência, é importante contar com um espaço reservado em casa para preparar os materiais e o que será passado. Isso porque o ambiente de trabalho pode impactar significativamente a produtividade, sendo um fator importante para a melhora do desempenho.

Ter rotina e organização também faz toda a diferença na atuação remota. É indicado definir horários fixos na agenda para se dedicar ao planejamento de atividades, à correção de exercícios e de avaliações, à gravação de aulas, entre outras tarefas que fazem parte das atribuições e funções dos docentes.

6. Designer

O designer cria soluções criativas e digitais para pessoas e empresas por meio de projetos e produções originais. A área é bastante ampla e pode ser encontrada em vários segmentos da tecnologia e da comunicação visual de processos e negócios.

Em geral, grande parte deles atua em regime home office, utilizando softwares específicos para designers. No cotidiano de trabalho, também é possível atuar em conjunto com colaboradores de marketing e de administração, além de equipes multiprofissionais.

Quem segue na profissão pode oferecer serviços para agências de publicidade, indústrias e empresas de todos os portes, ou ainda atuar de forma autônoma. Em geral, há muitos freelancers no segmento, que fazem tarefas esporádicas e sob demanda específica para as organizações, sem ter, necessariamente, um vínculo empregatício.

7. Profissional de Marketing

Outra carreira que oferece boas oportunidades é a de marketing. O profissional desenvolve estratégias de comunicação e vendas para as companhias, auxiliando no posicionamento das marcas no mercado. Para isso, é preciso ter conhecimento de análise de dados, do comportamento do consumidor, de marketing digital e de publicidade.

Atualmente, toda empresa deve considerar o marketing como um setor de fundamental importância para o crescimento dos lucros. Isso porque é por meio da área que os líderes entendem o mercado, os clientes e as tendências do setor em que o negócio se insere.

Ainda existe a possibilidade de o profissional de marketing atuar como consultor, por meio do diagnóstico de dados e do desenvolvimento das estratégias mais adequadas para cada empresa. O mercado de marketing é aquecido e tem apresentado crescimento, sobretudo pelo alcance que a internet disponibiliza para as marcas e organizações.

Antes de escolher uma carreira em home office, é importante conhecer mais sobre cada profissão para ter mais chances de empregabilidade. Tenha em mente, portanto, que é fundamental optar por uma área que esteja alinhada com o seu perfil e com os seus objetivos profissionais, pois, assim, você terá mais facilidade nas tarefas e atividades remotas.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!