Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
Artigo

6 cuidados para construir uma carreira de sucesso em Administração

Artigo

6 cuidados para construir uma carreira de sucesso em Administração

O seu sonho é construir uma carreira em Administração e ter sucesso profissional? Pois saiba que é preciso ter alguns cuidados para conquistar esse objetivo, além de empenho e bastante dedicação ao trabalho.

Isso porque o administrador é responsável por toda a parte de planejamento, de organização, de controle e de coordenação das instituições. Em geral, quem opta por essa profissão deve conhecer bem o mercado e especializar-se para se diferenciar entre os concorrentes.

Para isso, listamos 6 cuidados que devem ser seguidos por quem sonha em exercer carreira em Administração. Confira a seguir!

1. Escolha uma boa faculdade para iniciar o curso

Fazer um curso superior de qualidade é algo básico e indispensável para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Por isso, é muito importante escolher uma boa faculdade para iniciar a graduação em Administração e que ofereça todos os recursos para os alunos terem uma formação de excelência.

Antes de tudo, será preciso avaliar a nota da instituição de ensino no Ministério da Educação (MEC). O órgão avalia uma série de aspectos, como corpo docente, metodologia, infraestrutura e grade curricular. O indicado é optar por um curso de alta pontuação e de boa reputação, que possa disponibilizar todo o suporte necessário para os seus estudos.

Tenha em mente que o nome da faculdade é algo que tem grande peso no currículo e no momento de se inscrever em uma vaga de emprego. Em geral, os contratantes dão preferência a candidatos que se formaram em instituições de renome e que são reconhecidas no mercado da sua área. Esse é, sem dúvida, um cuidado que deve ser levado em conta antes mesmo de optar pela profissão.

2. Defina uma área de atuação

Para ter a certeza de seguir pelo caminho certo, também é essencial definir uma área de atuação para a sua trajetória profissional. Isso pode auxiliá-lo significativamente no processo de especialização e ainda pode ser um diferencial para conseguir um estágio ou um emprego no setor administrativo.

Os administradores contam com uma série de opções de áreas dentro da profissão. Os setores de auditoria, de gestão financeira, de logística e de planejamento estratégico, por exemplo, apresentam alta demanda no mercado de trabalho. No entanto, com tantas variedades, é comum ficar em dúvida sobre qual segmento é o ideal para os seus objetivos.

Para isso, é importante levar em consideração as suas habilidades pessoais e profissionais a fim de encontrar uma área com a qual você se identifique e na qual sinta mais facilidade para desempenhar as funções na prática. Outro fator que impacta a escolha está relacionado à remuneração. É fundamental verificar se o salário está de acordo com o seu estilo de vida e com os seus planos.

3. Saiba conciliar os estudos com o trabalho

Toda faculdade exige comprometimento e tempo dos graduandos e, para conquistar o diploma de nível superior, talvez seja preciso abrir mão de outras atividades no período dos estudos. Mesmo assim, é totalmente possível conciliá-los com o trabalho sem que os compromissos tenham que ser adiados ou deixados para depois.

No entanto, isso requer que o estudante tenha uma rotina bem organizada e defina bem os seus horários. Sem isso, você pode acabar se atrapalhando e sentindo-se sobrecarregado, sem conseguir dar a devida atenção para cada tarefa. Com planejamento e definição de prioridades, fica muito mais simples otimizar o seu tempo.

Além disso, é importante também incluir momentos de lazer na sua agenda de compromissos. Ao fazer isso, você diminui o estresse e pode se sentir mais motivado para se dedicar e ir atrás dos seus maiores objetivos, tanto profissionais quanto acadêmicos.

4. Cultive contatos verdadeiros

Ter uma boa rede de contatos é essencial para quem pretende ser administrador. Com isso, o profissional tem mais chances de ser indicado a uma vaga e de firmar parcerias no futuro. Para isso, é possível estabelecer relacionamentos desde o período da faculdade, com colegas e demais alunos do curso.

Os seus contatos podem também servir como inspiração para a sua atuação no mercado, o que ajuda a aprender constantemente e dá mais ânimo para prosseguir com os seus planos. Estar perto de pessoas com os mesmos interesses que os seus ainda pode ser positivo para a sua trajetória acadêmica.

Assim, você pode tirar dúvidas, trocar experiências ou, até mesmo, desabafar sobre os desafios da carreira. O networking é uma ferramenta valiosa e que não deve ser deixada de lado. Com isso, você terá mais abertura e possibilidades para alcançar o sucesso e o reconhecimento na profissão.

5. Mantenha-se atualizado

Após a formação e a conquista do diploma em Administração, é fundamental continuar estudando para não estagnar na sua carreira. Assim, busque sempre se aprimorar, seja com pós-graduações, seja com especializações, seja com cursos livres na sua área de atuação.

Esse diferencial pode somar bastante ao seu currículo e no momento de uma entrevista de trabalho, por exemplo. Os contratantes costumam valorizar mais candidatos que demonstram proatividade e força de vontade para crescer e evoluir na profissão.

Tenha em mente que a atualização constante é essencial para toda carreira de sucesso. Por meio dos estudos e de pesquisas, você pode entender mais sobre as mudanças e sobre como anda o mercado no seu setor, permitindo que tenha muito mais oportunidades no futuro.

6. Tenha espírito empreendedor

Em geral, os administradores adquirem qualificações técnicas importantes para abrir um negócio e empreender. O melhor é que isso pode ser feito ainda no período da faculdade, em que o aluno tem a chance de ingressar em um programa de estágio, trainee ou empresa júnior.

Quem deseja empreender deve ter vocação para progredir na carreira, sempre buscando inovação nos locais de trabalho. Para isso, é preciso cultivar determinação e empenho e ser persistente para alcançar as suas metas e os objetivos profissionais.

As pessoas que carregam o espírito empreendedor saem na frente em processos seletivos para atuar no setor. O ideal é que você se esforce ainda no período dos estudos acadêmicos para ganhar destaque entre os colegas, sendo um exemplo para os outros estudantes.

Como visto, quem sonha em seguir carreira em Administração deve cuidar de vários aspectos para ter uma trajetória de sucesso na profissão. Seguindo as nossas dicas, você será um profissional mais valorizado entre os contratantes e terá muito mais chances de se diferenciar entre a concorrência da área.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.