Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Aula online: veja como se engajar para não perder o foco

Artigo

Aula online: veja como se engajar para não perder o foco

Ter a possibilidade de estudar em casa ou em qualquer outro lugar com a aula online é uma comodidade e tanto. Você ganha tempo — pois não precisa se deslocar até a faculdade — e cria seu próprio ritmo para acompanhar as matérias. Apesar de toda essa flexibilidade, é fácil perder o foco e comprometer seu desempenho.

Então, como lidar com essa situação? Aqui é preciso ter planejamento e organização para criar o hábito de estudar sozinho e, assim, dar conta de todo o conteúdo do curso superior sem estresse.

Quer ficar por dentro de algumas dicas para se engajar nas aulas digitais? Não perca o post que preparamos para você!

Estabeleça horários

Pode parecer óbvia essa dica, mas, com toda a facilidade de fazer a graduação a distância, muitas vezes deixamos para acompanhar as matérias nos horários em que estamos mais livres. Porém, isso é um grande erro. Sempre teremos compromissos a cumprir ou aqueles momentos de cansaço e desânimo, o que vai deixar suas atividades acadêmicas em segundo plano.

Para que isso não ocorra, é preciso fazer um cronograma com os horários definidos para a aula online. O melhor é sempre estudar no mesmo período e, se possível, no momento do dia que esteja alinhado com seu relógio biológico. Se você tem mais energia pela manhã, aproveite para acompanhar as disciplinas nesse período.

Com esse planejamento, você consegue deixar seu dia mais organizado e evita marcar atividades no momento reservado para os estudos da faculdade. Nos primeiros dias, pode ser mais difícil, mas, aos poucos, isso se torna um hábito.

Prepare um ambiente de estudos

Além de seguir um cronograma de horários, é interessante também reservar um cantinho de estudos. Pelo fato de estudarmos com um notebook, pode parecer mais fácil acompanhar o curso no sofá, na mesa da cozinha ou em qualquer outro cômodo.

Mas essa desorganização pode atrapalhar o engajamento com a faculdade, porque você vai estudar sem se preocupar com a postura, o que pode gerar dores no corpo. Além disso, não terá um espaço para deixar livros, cadernos, canetas e outros materiais fáceis de pegar. Por último, você pode se distrair com mais facilidade: imagine tentar se concentrar na sala com a TV ligada?

Por todos esses motivos, o ideal é ter um ambiente para estudar. Pode ser uma escrivaninha e cadeira no seu quarto ou em outro espaço da casa. O importante é que o espaço seja silencioso para que você possa ter foco nas matérias e atividades propostas. Você ganha tempo, porque não precisa ficar procurando os materiais, e fica mais confortável para fazer as leituras e os exercícios e para assistir ao curso online.

Tenha equipamentos de qualidade

Para estudar sem interrupções e estresse, uma dica é ter equipamentos — como notebook, tablet ou smartphone — com as configurações adequadas para instalar e acessar a plataforma de ensino, aplicativos ou outras ferramentas.

Para participar das aulas online e das reuniões, conte com um microfone e uma câmera que estejam funcionando bem em seu computador. Providencie também um fone de ouvido para escutar com mais clareza as explicações do professor.

Outra recomendação é ter uma boa internet para não correr o risco de perder as aulas por falhas ou lentidão na conexão.

Leia os materiais enviados com antecedência

Não deixe de se programar para assistir às matérias. Fique de olho no que foi pedido pela plataforma de aprendizagem. É comum que os professores enviem materiais para leitura que vão ajudar na hora da aula. Assim, você acompanha a disciplina com um referencial, o que também vai ajudar a melhorar sua concentração.

É também uma boa estratégia para você se preparar para participar de discussões e para anotar as principais dúvidas do assunto. Assim, depois, pode esclarecê-las com o professor ou ainda trocar uma ideia com os colegas.

Interaja com a turma

Falando em conversar com os colegas, uma recomendação para ficar mais engajado na aula online da faculdade é estar mais próximo da turma. Isso mesmo! Não é por que você vai estudar sozinho que não precisa ter contato com os outros alunos e com os professores.

Aproveite a interação na aula, os fóruns de discussão ou outros canais, como grupos de WhatsApp, para conversar, tirar dúvidas, descontrair, fazer amizades e networking. É que, mesmo no curso EAD, você pode começar a formar sua rede de contatos profissionais.

Faça pequenos intervalos

Para ter foco nas aulas a distância, é importante também estabelecer pequenas pausas. Sabemos que você não quer perder tempo, mas vai render mais seguindo um ritmo com intervalos de alguns minutos.

Assim, tire um tempinho para levantar da cadeira, tomar água e esticar o corpo. Nessa pausa, o cérebro relaxa e a gente tem mais energia para se concentrar e assimilar os conteúdos com mais facilidade.

Uma dica é utilizar o método Pomodoro: você estuda por 25 minutos, o que equivale "1 pomodoro", e faz um intervalo de 3 minutos. Depois de repetir "4 pomodoros", faz uma pausa maior, de 15 a 20 minutos.

Tenha cuidado com as distrações

Por fim, saiba que o maior vilão dos estudos online são as distrações, como as redes sociais ou grupos de mensagem. Então, na hora que for acompanhar as aulas, fique longe do celular ou deixe o equipamento desligado. Com isso, você evita ficar checando se há atualizações e consegue manter o foco nas matérias da faculdade.

Tente também deixar a TV desligada e não usar o tempo de estudo para bater papo com outras pessoas. É muito fácil se distrair, só que, depois, para retomar as matérias de onde paramos, perdemos um tempo precioso.

E aí? Que tal colocar em prática as dicas para melhorar o rendimento com a aula online? Os cursos de graduação e de pós-graduação a distância são uma tendência. Então, para aproveitar a facilidade de se qualificar com uma formação 100% digital, é preciso se preparar para manter um bom ritmo de aprendizagem.

Quer mais dicas para ter sucesso nos estudos? Confira outros conteúdos com essa temática: basta curtir a nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.