Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Quais são as principais áreas de atuação do administrador?

Formação

Quais são as principais áreas de atuação do administrador?

Quem faz Administração encontra um mercado de trabalho bastante promissor, já que esse profissional é figura-chave para organizações de todos os tamanhos e setores, tanto no âmbito público quanto no privado. Um diferencial dessa carreira, portanto, são as diversas áreas de atuação do administrador.

A profissão é bastante versátil, abrangendo diferentes perfis de alunos. Alguns vão se dar bem com a gestão de pessoas, enquanto outros se identificam com a logística ou com o comércio exterior.

Quer conhecer a variedade de áreas de atuação do administrador? Então acompanhe este post, veja todas as opções de mercado que essa carreira proporciona e comece a pensar em uma especialização em alguns desses segmentos!

Recursos humanos

O maior ativo de uma empresa são os colaboradores, por isso é fundamental ter um profissional que faça a gestão de pessoas. Além garantir que todas as obrigações trabalhistas sejam cumpridas, o administrador também fica responsável por:

  • processos de recrutamento e seleção;
  • treinamentos internos;
  • trâmites de contratação e demissão;
  • programas de bem-estar e qualidade de vida das equipes;
  • retenção de talentos;
  • resolução de conflitos entre profissionais;
  • elaboração de planos de carreira;
  • análise de desempenho dos colaboradores.

O RH é uma das áreas de atuação do administrador que tem alta demanda. Ela é indicada para quem gosta de estar em contato com as pessoas e quem está sempre atualizado quanto às mudanças na legislação trabalhista e tecnologias desse setor.

Gestão financeira

Se você fica bem à vontade para lidar com números, vai gostar de atuar na área de gestão financeira. Esse é um setor que exige profissionais altamente qualificados, já que qualquer erro pode significar prejuízos.

O profissional precisa estar sempre ligado nas notícias do mercado, como a conjuntura nacional e internacional, além de entender as regras e a legislação em relação aos tributos. Esse é o colaborador responsável pelo fluxo de caixa, pelos investimentos, pagamentos em geral e patrimônio. Além disso, gerencia os impostos, salários, tem influência na definição de orçamento dos departamentos e faz a negociação com fornecedores e terceirizados.

O objetivo é que o administrador gerencie as finanças de acordo com os objetivos da organização, de modo a reduzir os gastos e minimizar os riscos do negócio.

Marketing

Se você acha que somente quem estuda Publicidade e Propaganda pode atuar com marketing, está muito enganado. Essa também é uma das áreas de atuação do administrador que tem crescido bastante, principalmente por conta dos meios digitais de comunicação.

O profissional é responsável por fazer um estudo do mercado e entender o comportamento e as expectativas dos consumidores quanto ao produto ou serviço da empresa. Desse modo, trabalha em ações de divulgação e promoção para aumentar as vendas e fortalecer a marca, no desenvolvimento de produtos e serviços e também com estratégias para melhorar o relacionamento com o público.

Logística

Um segmento com alta demanda é o de logística, tanto na indústria quanto no comércio, nos serviços e no agronegócio. Isso acontece porque o trabalho é direcionado para a eficiência nos processos de armazenagem, transporte e distribuição de produtos. É, portanto, uma engrenagem que deve funcionar sem erros para não comprometer os resultados do negócio.

Para isso, é importante contar com um profissional que tenha conhecimentos e habilidades dessa área para otimizar todos os fluxos e garantir a lucratividade da empresa. É ele quem cuida dos estoques, controla a entrada e a saída de mercadorias, negocia valores de fretes e pode até mesmo atuar na área de importação e exportação dos produtos.

Controladoria

A controladoria é a área que acompanha as diversas atividades de uma empresa e trabalha para garantir sua organização e eficiência. Pode se voltar para o controle de custos, para a análise de balanços, a gestão de pessoas, o planejamento orçamentário, o controle de processos, entre outros.

Essa é uma função estratégica, pois fiscaliza o andamento dos trabalhos, evitando falhas e erros. Além disso, o profissional avalia os resultados, buscando meios de aperfeiçoar os processos.

Consultoria

Uma das áreas de atuação do administrador é a consultoria, em que ele pode fornecer um suporte para outras empresas que precisam de soluções estratégicas ou medidas para a redução de custos, por exemplo.

Assim, o profissional pode fazer uma avaliação dos processos da organização, apontar as falhas e dar sugestões de melhorias para o crescimento do negócio.

Comércio exterior

Com a globalização e a proximidade dos mercados, o segmento de comércio exterior passou a ganhar mais destaque nos últimos tempos. Quem tem vontade de trabalhar em uma multinacional ou em companhias que têm relações com empresas estrangeiras pode direcionar os esforços a essa área e ascender na carreira.

Nesse setor, o administrador trabalha nas negociações feitas com empresas de outros países e em transações como importações e exportações, bem como no contato com fornecedores e novos mercados. Além disso, pode fazer análises do mercado internacional, auxiliando gestores nas tomadas de decisão.

Quem se interessa por comércio exterior deve se preparar e fazer um curso de idiomas, como inglês ou espanhol.

Vendas

As empresas buscam profissionais qualificados para gerenciarem o departamento de vendas. Esse é o profissional que vai liderar equipes, pensar em estratégias, atuar junto ao marketing, definir preços, prazos e pagamentos, escolher pontos de vendas e negociar com clientes.

Esse é um segmento repleto de desafios, mas fundamental para que os negócios atinjam seu objetivo principal, que é aumentar os lucros.

Empreendedorismo

Por último, a faculdade de Administração abre espaço também para quem sonha em empreender, ou seja, ter a própria empresa. Isso acontece porque o profissional sabe como fazer uma análise do mercado e montar um plano de negócio, além de estar a par da legislação e suas obrigações, ter competência para negociar e fazer a gestão de pessoas.

Agora você já sabe como a Administração oferece diversas opções para uma carreira. O grande número de áreas de atuação do administrador mostra as boas perspectivas de mercado. Quem decide se especializar em um desses segmentos, escolhendo uma instituição de boa qualidade, sai na frente da concorrência e alcança posições de destaque nas melhores empresas.

Você conhecia a variedade de segmentos nos quais o profissional de Administração pode trabalhar? Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais para que eles também entendam melhor como é o mercado de trabalho para essa carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.