Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
áreas da medicina veterinária

As áreas da Medicina Veterinária vão muito além dos cuidados com os cães e gatos de estimação. Apesar da clínica de pequenos animais ser uma das áreas mais famosas entre os veterinários, essa carreira abre uma imensidão de possibilidades para os profissionais nela graduados.

A Medicina Veterinária é, portanto, uma profissão que lida não só com os animais de estimação, mas com a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Áreas como a clínica e cirúrgica, a produção animal, a de inspeção, a de pesquisa e a de perícia técnica são exemplos de que o profissional formado nesse curso tem diversas opções de caminho a seguir.

Selecionamos informações importantes sobre os principais ramos da veterinária para que você possa ver o quão abrangente essa carreira realmente é. Acompanhe!

Como funciona o curso de Medicina Veterinária?

A graduação em Medicina Veterinária está presente em todos os estados do nosso país. O curso costuma ter a duração de 5 anos letivos (ou 10 semestres), com a necessidade de apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC). A modalidade aqui é presencial.

Ao longo da graduação o estudante se depara com estágios obrigatórios, que visam prepará-lo para o dia a dia da clínica veterinária. Além disso, outras possibilidades de estágios são disponibilizadas para aqueles que desejam uma carreira um pouco mais específica.

Todas as áreas são cobertas nas grades curriculares dessa graduação, ainda que algumas instituições foquem em determinados pontos. Sendo assim, o estudante pode optar por uma especialização após o curso, se tornando mais capacitado na área desejada.

Quais são as principais áreas da Medicina Veterinária?

Assim como outras profissões, a Medicina Veterinária se desmembra em algumas áreas de atuação. Confira as principais delas a seguir.

Clínica e cirúrgica

As áreas clínica e cirúrgica de animais — domésticos, de produção ou silvestres — são as mais famosas da Medicina Veterinária. Aqui, o profissional lida com os cuidados diretos com a saúde desses seres, promovendo medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças variadas.

De certo modo, esse profissional atua exatamente como os médicos dos humanos. Há, inclusive, especializações, pós-graduações e residências que buscam qualificar ainda mais o veterinário para lidar com as especificidades de um sistema ou de um grupo particular de animais.

Produção animal

Produção animal é o nome dado à área que lida com técnicas para melhorar diversos pontos da pecuária, fazendo com que o lucro de produtos como a carne, o leite e os ovos seja otimizado. Tudo isso, é claro, sempre visando o bem-estar dos animais envolvidos nesse processo.

A produção animal também pode estar relacionada à reprodução — uma área que está muito ligada à engenharia genética e a várias outras tecnologias do ramo. A melhora de raças e a seleção de características que tornam esses animais mais produtivos são alguns dos objetivos desses profissionais.

Inspeção

A vigilância sanitária é um dos órgãos mais importantes para a sociedade, afinal, é ela que verifica se alimentos e outros produtos estão aptos a serem consumidos por nós, seres humanos. Quem diria que o médico veterinário tem um papel fundamental nesse trabalho?

O veterinário que trabalha com inspeção é o responsável direto pela liberação de produtos que sejam de origem animal, como a carne, o leite e os ovos. Esse profissional pode atuar tanto em frigoríficos quanto na indústria, além de várias outras áreas essenciais.

Pesquisa

O incentivo à pesquisa e ao conhecimento científico são marcas de nações desenvolvidas. Nesse contexto, a medicina veterinária não pode ficar de fora. Trabalhar como pesquisador também é, portanto, uma possibilidade presente na vida do médico veterinário.

Aqui, o trabalho se relaciona a muitas outras áreas que vimos ao longo deste post. O pesquisador pode pesquisar, por exemplo, novas técnicas cirúrgicas ou de tratamento para doenças em animais, pode lidar com o melhoramento genético ou a reprodução de espécies, pode atuar na questão da alimentação e muito mais.

Perícia técnica

Por fim, uma área pouco difundida, mas muito interessante, é a perícia técnica e científica. Assim como médicos e biólogos, além de muitos outros profissionais, os médicos veterinários também podem se candidatar às vagas que lidam com a investigação.

A perícia lida diretamente com aspectos de crimes ambientais e de maus-tratos aos animais, sendo um trabalho extremamente importante para garantir o bem-estar desses seres. Além disso, o profissional pode prestar concursos voltados para a perícia de outros crimes, incluindo os que envolvem seres humanos.

Como o médico veterinário pode atuar no mercado de trabalho?

Como vimos, o profissional de Medicina Veterinária pode atuar em muitas frentes, que vão bem além das que já estamos habituados. Embora essa seja uma atuação extremamente importante para os pets, ela não representa, nem de longe, toda a amplitude das atribuições desse profissional.

O médico veterinário pode trabalhar com animais em muitos outros âmbitos, como zoológicos, santuários, ONGs etc. Além disso, pode se especializar na área cirúrgica ou em outras mais específicas, como o cuidado com animais de grande porte, de animais silvestres ou ainda a produção animal, que vem crescendo bastante.

Esse profissional também pode atuar no âmbito privado ou público. Há diversos concursos para o médico veterinário, incluindo os da área de inspeção sanitária, que também está em crescimento nos últimos tempos. A pesquisa e a perícia também são pontos que não podem deixar de ser mencionados, beneficiando não só os animais, mas os seres humanos.

Agora que já sabemos tudo sobre as principais áreas da Medicina Veterinária, fica muito mais fácil compreender toda a relevância desse profissional para a sociedade, não é mesmo? Além de ter acesso a todas essas informações sobre a área, é preciso dar um importante passo para se destacar nessa carreira: escolher uma instituição de ensino de boa qualidade. Pesquise bastante antes de tomar se matricular em um curso de Medicina Veterinária!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Para que outras pessoas também fiquem por dentro das principais áreas de atuação do médico veterinário, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais? Faça com que a sua rede de contatos tenha acesso às informações importantes que listamos aqui!


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.