Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Descubra quais são as principais áreas da Agronomia

Mercado

Descubra quais são as principais áreas da Agronomia

Gosta de lidar com a natureza? É ambicioso e tem grandes planos? Conta com uma visão empreendedora e é cheio de ideias inovadoras? Então, é bem provável que você vá se identificar com alguma das muitas áreas da Agronomia, o curso tema de nossa conversa de hoje!

Os agrônomos estão em pleno destaque atualmente, graças às inúmeras inovações no setor agrícola do Brasil e do mundo. Por isso, além de poderem atuar em terras tupiniquins após o término da graduação, esses profissionais também podem alçar voos e prestar seus serviços em outras nações.

Mas afinal, quais são essas áreas? E como funciona o curso de Agronomia? Tire essas e muitas outras dúvidas importantes sobre essa carreira promissora logo abaixo. Boa leitura!

Como funciona a graduação em Agronomia?

A graduação em Agronomia nasceu da necessidade dos seres humanos de controlar o setor agrícola. Se antes o ser humano era nômade e coletor, com o passar do tempo e a ocorrência da evolução nos tornamos sedentários e plantadores. Dessa forma, precisamos dominar a arte de domesticar espécies e aprimorá-las de modo a obter mais frutos (literalmente).

A faculdade de Agronomia (ou Engenharia Agrônoma, em algumas instituições), em sua grande maioria, dura 5 anos (ou 10 semestres). Ela conta com estágios obrigatórios e também exige um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na maior parte das instituições. O modelo da graduação é em forma de bacharelado.

Qual é a grade básica dessa graduação?

Um dos grandes diferenciais desse tipo de graduação está em sua grade curricular, muito específica e voltada para o agronegócio. Algumas das disciplinas vistas nesse curso são:

  • química;
  • bioquímica;
  • física;
  • ecologia;
  • morfologia e anatomia vegetal;
  • zoologia e zootecnia;
  • produção e manejo de animais;
  • biologia celular e genética;
  • cálculo;
  • geologia;
  • finanças.

Além disso, é claro, há matérias ainda mais direcionadas, como climatologia, recursos florestais e muito mais. Esse é um curso com disciplinas pensadas e criadas exclusivamente para formar os melhores profissionais!

Quais são as principais áreas da Agronomia?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como funciona essa graduação, que tal descobrirmos as áreas mais promissoras desse campo de atuação? Confira algumas delas a seguir:

Gestão rural

Se você tem espírito de liderança e gosta de administrar setores, a gestão rural é uma área interessante para o seu perfil. O agrônomo que trabalha como gestor será o responsável por fazer com que a produção funcione adequadamente.

Por isso, esteja preparado para lidar não apenas com questões burocráticas, mas também com fatores como a gestão de pessoas. Sendo assim, esse profissional precisa também ter muita empatia e jogo de cintura para lidar com as adversidades.

Vigilância sanitária

A área de vigilância sanitária é uma das mais importantes e promissoras. Aqui, é possível atuar também no setor público, por meio de concursos específicos para a área.

O agrônomo é responsável por lidar com a qualidade dos alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Atuará em conjunto com profissionais de outras áreas, como a Biologia e a Medicina Veterinária, para garantir que o produto final chegará em perfeitas condições ao consumidor.

Indústria de alimentos

Gostaria de um trabalho dinâmico e multidisciplinar? Tem interesse em contribuir para a sociedade de uma maneira bastante direta? Então, que tal considerar uma carreira na área da indústria de alimentos?

Você será responsável por pontos como a consultoria, pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e até mesmo pela gestão de qualidade nessas indústrias. É um trabalho bastante amplo e cheio de desafios e responsabilidades!

Ensino

Se você gosta de lidar com pessoas têm bastante jeito para ensinar, a área acadêmica também é uma possibilidade muito interessante para os agrônomos. Muitas vezes, inclusive, esse é um trabalho complementar a outros que o profissional se encarrega ao longo da carreira.

O agrônomo professor normalmente atua em faculdades, mas também há a possibilidade de ministrar cursos livres e palestras, por exemplo. É, portanto, uma ótima forma de tornar a carreira ainda mais dinâmica e interessante!

Pesquisa

Por fim, a área da pesquisa não deve ficar de fora de nossa lista. Ela também está em pleno crescimento, em especial graças à necessidade de desenvolvimento e descoberta de novos produtos e meios de melhorar ainda mais a produção animal e vegetal.

Aqui, o profissional lidará com a pesquisa genética, por exemplo, que visa melhorar as espécies para deixá-las mais produtivas e menos suscetíveis a problemas ambientais, climatológicos e do solo. Esse é apenas um dos meios de utilizar a pesquisa a favor da agronomia!

Como anda o mercado para essa área?

O mercado para os agrônomos está em plena expansão. Como mencionado no início de nossa conversa, o agronegócio é, atualmente, uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo. E não é para menos: precisamos, cada vez mais, de alimentos de qualidade e em grande quantidade para suprir as demandas da população.

Sendo assim, essa é uma profissão que, certamente, renderá ótimos resultados para quem optar por ela. Além de ser uma área em crescimento, há uma gama de possibilidades de atuação, que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades, personalidade, gostos e objetivos de cada profissional.

Como escolher uma boa faculdade de Agronomia?

Escolher uma boa faculdade é fundamental para que a sua graduação seja realmente proveitosa. A formação de um currículo de respeito se inicia logo na faculdade, local onde você edificará as suas bases de conhecimento e de networking.

Alguns dos pontos que devem ser observados nessa escolha são:

  • corpo docente da faculdade;
  • estrutura da instituição;
  • nota da universidade no MEC;
  • grade horária;
  • oportunidades de estágio.

Com isso, é possível começar a pesquisar e elencar as melhores instituições que oferecem o curso de Agronomia!

Como podemos ver, há muitas áreas da Agronomia para aqueles que escolherem essa graduação como opção de carreira. Sendo assim, esse é um curso bastante interessante e que traz muitas possibilidades para aqueles que por ele optarem. E aí, já se decidiu? Então, é hora de estudar bastante e se preparar para alcançar os seus objetivos!

Gostou de conhecer as principais áreas da Agronomia? Acha que esse é um curso promissor para a realização profissional? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim, seus amigos também conhecerão mais sobre essa graduação e poderão considerá-la no futuro!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.