Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
ambiente para estudar

A preparação para provas importantes é algo que depende de muitos fatores. Além da força de vontade e do interesse do aluno, outros pontos podem contribuir para que o seu desempenho seja mais ou menos satisfatório. Um deles é, sem dúvidas, o ambiente para estudos, que deve ser bem pensado para que o estudante possa atingir todo o seu potencial.

Seja para as provas de sua graduação, seja até mesmo para os testes finais de sua pós-graduação, uma coisa é fato: é preciso estudar um pouquinho todos os dias e fazer disso um hábito a fim de melhorar o desempenho no estudos. No entanto, para isso, é preciso de saibamos como estabelecer um clima propício para que tudo flua melhor.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das melhores dicas para caprichar na composição de seu ambiente para estudar. Com essas informações, você terá tudo que precisa para mandar muito bem em suas provas e ter muito mais foco e disposição . Boa leitura!

Elimine as distrações

Uma das primeiras dicas que podemos dar, e certamente uma das mais importantes, diz respeito à limitação de distrações na hora de estudar. Estamos constantemente bombardeados de estímulos e recebemos, atualmente, informações em sequência por todos os lados. Isso, em um momento solitário e de autoconhecimento como o de ler e aprender, é algo bastante negativo.

Por isso, prefira um ambiente tranquilo e íntimo, no qual você não tenha distrações como pessoas requisitando a sua atenção, telefonemas, mensagens no celular e muito mais. Lembre-se de que estudar é algo que requer foco e atenção.

Cuide da iluminação

Dar uma atenção especial à iluminação do local em que você estuda também é muito importante. O ambiente precisa estar bem claro para que você consiga ver todas as informações com nitidez, mas não excessivamente iluminado a ponto de machucar os seus olhos e gerar consequências como fortes dores de cabeça.

O principal objetivo é que a iluminação do seu espaço de estudos seja o mais natural possível, ou seja, o mais próximo do que seria uma janela aberta em frente à sua mesa. Esse é o tipo de luz que é menos prejudicial aos olhos e que proporciona, assim, um maior conforto visual para estudar.

Escolha um ambiente para estudar silencioso

O silêncio é um dos melhores amigos do foco e da concentração. Em um local tranquilo, você pode render muito mais e obter um resultado bem mais satisfatório com os seus estudos. O ato de estudar é, por si só, algo muito solitário, exceto quando nos reunimos em grupos para discutir um assunto em comum.

Sendo assim, priorize espaços silenciosos sempre que possível. Caso isso não seja possível, utilize fones de ouvido como uma estratégia para obter o merecido descanso. Sons como o ruído branco ou barulhos constantes, como o som da chuva (facilmente encontrados em playlists pela internet) podem ajudar bastante nesse aspecto!

Preste atenção à ergonomia

Outro ponto importantíssimo é a ergonomia. Esse conceito diz respeito ao estudo da relação que travamos com as máquinas, mas também pode ser muito utilizado no quesito do estudo. Tem como principal objetivo garantir a nossa segurança física enquanto realizamos uma série de trabalhos.

Por isso, escolha cadeiras confortáveis, mesas que estejam em uma altura adequada e, caso vá utilizar o computador, esteja sempre atento à sua postura e ao posicionamento de suas pernas, braços e pescoço em relação ao teclado, mouse e tela. Cuide de sua saúde e evite dores e desconfortos que possam atrapalhar o seu rendimento!

Evite estudar em ambientes inadequados

Outra dica muito importante é evitar a condução de seus estudos em ambientes inadequados. Embora, muitas vezes, estudar na cama possa parecer uma ideia interessante, saiba que isso é algo que pode prejudicar bastante o seu desempenho e fazer com que você não absorva o conteúdo de forma eficiente.

Além disso, “misturar” os espaços pode gerar uma confusão em nosso cérebro e no organismo, ainda que pareça bem lógico à primeira vista. Estudar sempre no mesmo lugar é algo que cria a sensação de rotina, algo que é bastante interessante do ponto de vista de nossos neurônios.

Tenha tudo o que você precisa sempre à mão

Um dos grandes vilões da produtividade é o fato de pararmos o que estamos fazendo para realizar pequenas tarefas. Por isso, organize o seu ambiente de modo que tudo o que você precisar esteja sempre à sua mão para evitar desperdício de tempo e pausas que não sejam condizentes com a sua estratégia de estudos.

Deixe não só os materiais necessários para o seu estudo sempre por perto de você, mas também outros itens que possam vir a calhar. Além disso, prepare a sua alimentação com antecedência para evitar idas desnecessárias ao supermercado, por exemplo, e garantir uma nutrição mais balanceada aliada à praticidade.

Utilize a tecnologia com sabedoria

Por fim, precisamos aconselhá-lo não a se desligar da tecnologia, mas sim utilizá-la com sabedoria. É perfeitamente possível se beneficiar com o uso, por exemplo, da internet (que está repleta de conteúdos interessantíssimos) e de aplicativos para ajudá-lo nos estudos.

No entanto, essas estratégias e ferramentas devem ser utilizadas com bom senso. Bloqueie, por exemplo, aplicativos de redes sociais ou mensagens instantâneas e faça o possível para não cair em armadilhas que o tirem de seu principal objetivo, ou seja, estudar com muita dedicação. Isso certamente renderá bons frutos!

Agora que você já sabe como construir um bom ambiente de estudos, o que está esperando? Coloque o quanto antes todas essas dicas em prática e observe como o seu desempenho melhorará consideravelmente em apenas alguns dias. Com esses cuidados, você vai estar mais preparado para obter notas melhores e ampliar a sua capacidade de absorção de conteúdos!

Gostou do post? Conhece alguém que pode se beneficiar da leitura das dicas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais! Dessa forma, outras pessoas que têm dificuldade para organizar o ambiente para estudar poderão ter acesso a essas informações e, quem sabe, colocá-las em prática também. Até a próxima!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.