Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Agronomia ou zootecnia? Conheça as diferenças entre os cursos!

Artigo

Agronomia ou zootecnia? Conheça as diferenças entre os cursos!

Você está se preparando para fazer o vestibular, mas ainda tem dúvidas se escolhe pelo curso de Agronomia ou Zootecnia? As graduações contam com diferenças e características importantes a serem consideradas pelo candidato, por isso, é importante conhecer bem as áreas para optar por uma carreira que combine mais com a sua personalidade.

As funções de trabalho são justamente o que distinguem os agrônomos dos zootecnistas. Mesmo assim, é bastante comum encontrar ambos os profissionais atuando em conjunto, geralmente no campo ou zona rural.

Acompanhe a seguir e confira quais são as principais diferenças e especificidades dos cursos antes de escolher entre Agronomia ou Zootecnia!

Como é o curso de Agronomia?

O curso superior de Agronomia faz parte das Ciências Agrárias, um campo de estudo que trata dos aspectos da terra, criação de animais e cultivo de vegetais. O objetivo das atividades do profissional é aperfeiçoar os fatores de produção, tecnologias de manejo e preservação dos recursos naturais.

O agrônomo conta com um mercado de trabalho amplo e promissor, sendo requisitado em uma série de setores importantes para a economia nacional. Por isso, é importante conhecer bem as características da área para descobrir se combina com o seu perfil profissional.

Grade curricular

A graduação em Agronomia tem duração média de 5 anos (10 semestres). O curso conta com disciplinas obrigatórias e optativas, além de estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conheça algumas das disciplinas e conteúdos abordados a seguir:

  • Ecologia Vegetal;
  • Manejo e Conservação do Solo e da Água;
  • Construções Rurais;
  • Genética e Melhoramento;
  • Fisiologia Vegetal e Animal;
  • Economia e Administração Rural;
  • Pesquisa Mercadológica e Agronegócio;
  • Biotecnologia;
  • Física;
  • Química;
  • Matemática;
  • Ética e Meio Ambiente.

Para quem é indicado

O profissional de Agronomia deve ter aptidão para as atividades do campo, que geralmente ocorrem em zonas rurais, fora dos centros urbanos. Da mesma forma, é importante desenvolver outras habilidades, como raciocínio lógico, interpretação de números e cálculos, resolução de problemas, flexibilidade, entre outros.

Como o setor está em constante crescimento e inovação, o agrônomo também precisa se manter atualizado das mudanças do mercado. Assim, é fundamental se manter aberto e estudar sempre que possível sobre as novas tecnologias e métodos aplicáveis à sua área.

Finalidade da graduação

O objetivo da graduação é instruir os futuros profissionais com as técnicas e procedimentos necessários para se obter a melhora da qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos advindos da agroindústria. O curso também prepara para atuar no planejamento, coordenação e execução de atividades relacionadas ao agronegócio.

Geralmente, o agrônomo é o principal responsável por acompanhar a etapa do preparo e cultivo do solo, além do processo de colheita, armazenamento e distribuição dos alimentos. No setor animal, o profissional se ocupa da alimentação, reprodução, saúde e abate.

Áreas de atuação no mercado

Quem se forma em Agronomia conta com um mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades, podendo atuar em empresas públicas e privadas, indústrias, gestão agroindustrial, dentre outros. O que muita gente não sabe é que o agrônomo também pode seguir carreira acadêmica como professor, atuando em faculdades e em pesquisas no ramo.

Outra possibilidade é a administração rural, em que deve desempenhar funções de gerenciamento de materiais, recursos, máquinas e pessoas, além do planejamento geral do processo de plantio até a colheita. Normalmente, os profissionais atuam no campo, mas também é possível trabalhar em setores mais industriais, que muitas vezes se concentram em centros urbanos.

Como é o curso de Zootecnia?

A Zootecnia é uma área que também faz parte das Ciências Agrárias, sendo uma especialização bastante próxima da Medicina Veterinária. O zootecnista é o responsável por toda a cadeia produtiva animal, desenvolvendo estratégias para aumentar a produtividade e a rentabilidade da criação animal.

Quem atua no ramo deve gostar de animais, mas também é essencial desenvolver algumas habilidades para desempenhar as diferentes funções da profissão. A carreira em Zootecnia oferece uma série de oportunidades, e quem deseja trabalhar no setor deve conhecer mais sobre a graduação para tomar uma decisão mais consciente.

Grade curricular

O curso de Zootecnia tem duração média de 4 anos, tendo uma grade curricular composta de disciplinas teóricas e práticas, além de atividades complementares e matérias optativas. Além dos conteúdos, o aluno ainda deve realizar o estágio e o TCC para obter o diploma. Alguns dos temas que são abordados na graduação são:

  • Física;
  • Biologia;
  • Genética;
  • Citologia;
  • Parasitologia;
  • Produção Animal;
  • Produção Vegetal;
  • Administração e Desenvolvimento Rural;
  • Fertilidade e Conservação do Solo;
  • Melhoramento Genético;
  • Bioclimatologia;
  • Zoologia.

Para quem é indicado

Quem deseja atuar como zootecnista deve ter aptidão para lidar com animais, cuidando de seu bem-estar e minimizando o sofrimento do bicho no momento do abate. Também é indicado trabalhar a comunicação e ter habilidades em informática, gestão e empreendedorismo.

Como o profissional costuma compartilhar suas ideias com frequência, tendo muitas vezes um papel educativo e influenciador, é fundamental ter espírito de equipe e de liderança. Assim como o agrônomo, o zootecnista não deve se limitar aos conhecimentos da graduação, mas sim se atualizar para seguir a dinâmica do mercado e suas transformações.

Finalidade da graduação

O objetivo da graduação em Zootecnia é orientar os profissionais para realizar a gestão de rebanhos e as etapas do planejamento agropecuário. Para isso, o zootecnista deve lidar com uma série de técnicas, como logística, manejo, acomodações, projetos de pastagens em propriedades rurais, além de desempenhar outras funções.

A faculdade em Zootecnia ainda permite que o profissional se especialize na área de pesquisa, atuando com o aperfeiçoamento genético das espécies animais ao aplicar métodos de reprodução em aves, bovinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos.

Áreas de atuação no mercado

O mercado de trabalho e as possibilidades da carreira também são abrangentes para os zootecnistas. Suas funções envolvem diferentes setores da cadeia produtiva animal, por isso, o profissional pode atuar em empresas agropecuárias, frigoríficos, empreendimentos rurais de produção animal, zoológicos, reservas ecológicas, faculdades e institutos de pesquisa, entre outros.

Como o agronegócio está em expansão, cada vez mais zootecnistas são requisitados para ocupar cargos com boa remuneração. Também há outros setores contratantes que têm ofertado vagas, como a indústria alimentícia e a área de preservação ambiental.

E então, já decidiu se escolhe Agronomia ou Zootecnia no vestibular? Conhecer as diferenças das graduações é importante para tomar uma decisão mais embasada e próxima do seu perfil profissional. Independentemente da sua escolha, optar por uma boa faculdade para fazer o curso é fundamental para ter a garantia de que você terá um ensino de qualidade.

Aproveite a visita e conheça os cursos oferecidos pela Faculdade Arnaldo: entre em contato com a nossa equipe!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.